Planeje as férias com a criançada gastando (quase) nada

Essa pode ser também uma boa oportunidade de conhecer melhor sua cidade

Se você não vai viajar com a família nos meses de férias, saiba que existem inúmeras opções de passeios e programas agradáveis que podem ser feitos praticamente sem custo. Aí vão algumas sugestões.

Parques públicos: qproveite as manhãs para entrar em contato com a natureza. As crianças vão adorar correr livremente pelo gramado, ao ar livre, subir em árvores com a sua ajuda e supervisão. Ah, e não se esqueça de levar uma bola. É o suficiente para se divertir a tarde toda com jogos e brincadeiras.

Piquenique: descubra lugares para fazer piqueniques e convoque a família a participar. Faz parte do programa chamar a criançada para ajudar na cozinha com os sanduíches e bolos que serão devorados na ocasião.

Áreas e reservas ecológicas: uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes conhecerem de perto parte do fantástico ecossistema brasileiro é visitar alguma área ou reserva ecológica da sua região. Há diversos locais que permitem a visitação pública e sequer cobram taxa de entrada. Só é preciso informar-se sobre o horário de funcionamento.

Museus e locais históricos: não importa o tamanho da cidade onde você mora. Há sempre um pequeno museu, ou até mesmo uma sala, onde a memória local é preservada. Mais do que isso, uma visita a um museu é uma excelente oportunidade para aprendermos mais sobre nós mesmos, ao descobrirmos a história dos nossos antepassados, por meio de objetos do cotidiano, filmes ou retratos de família. Em geral, o acesso é gratuito.

Festival de karaokê: organize um em casa e convide os amigos de seus filhos para participarem. Os adolescentes vão adorar a idéia. Outra sugestão é criar uma competição, com a presença de júri e premiação. O aluguel do aparelho não é tão caro, tendo em vista a distração que proporciona à criançada.

Programas culturais: jornais locais ou sites de prefeituras oferecem inúmeras exposições, festivais de música e dança, exibições de orquestras e shows ao ar livre durante as férias. Fique de olho!

Programações de férias: entidades de serviços sociais, como Sesi e Sesc, com inúmeras unidades espalhadas pelo país, oferecem as mais variadas opções de divertimento, que vão desde colônia de férias até gincanas, jogos, concursos, oficinas e atividades relacionadas ao esporte e ao lazer. As atividades são divididas por faixa etária. Em geral, os programas são pagos, mas o valor das inscrições é bastante acessível.

Tags: crianças férias filhos gastos

Veja mais