Longe da cidade

A natureza tem sido refúgio para muitos que querem fugir do estresse do dia a dia

Acorda com o despertador, toma um café correndo, pega o ônibus cheio ou o trânsito de carro, chega no trabalho, tem reunião, perde a hora do almoço, come rápido na frente do computador, termina o expediente, trânsito de novo, chega em casa, louça para lavar, conta para pagar, o corpo pedindo descanso. Se você se identificou com algumas dessas situações com certeza vive em uma grande cidade com uma rotina intensa. E se estamos com o poder de adivinhar, com certeza em algum momento pensa que gostaria de estar longe de todo esse caos.

Provavelmente foi este o pensamento que passou pela cabeça de um grupo de nova iorquinos que resolveu construir pequenas casas na floresta para fugir da vida urbana nos fins de semana. O cenário, na reserva florestal em Sullivan County, no norte do estado de Nova York, tem um riacho, muitas árvores, uma fogueira e peixes pescados na hora. E tudo é retratado em uma série de fotos disponíveis na internet (https://beaverbrook.tumblr.com/).

De volta ao campo

Para fugir das grandes cidades não precisa necessariamente ir viver em uma floresta, muitas pessoas têm escolhido a vida no campo. Segundo o IBGE, apenas 15% da população brasileira vive no campo, contudo, muitos aposentados, por exemplo, deixam a vida na cidade para aproveitar os anos da melhor idade na calmaria da natureza.

Benefícios

Além de fugir do estresse, a vida próxima à natureza tem lá seus privilégios. Confira alguns:

  1. Ar limpo: o que não faltam nas cidades são doenças respiratórias recorrentes da quantidade de poluição do ar. Algumas cidades da China, por exemplo, têm níveis de partículas tóxicas até 30 vezes maiores do que o máximo tolerado. No campo a realidade é outra, é possível desfrutar de um ar puro e longe de toxinas.
  2. Alimentação saudável: tem sido cada vez mais tendências a alimentação orgânica, livre de agrotóxicos. É possível fazer esse cultivo em uma área rural e consumir tudo fresquinho, direto da terra, refletindo em saúde e qualidade de vida.
  3. Paz: trocar o barulho dos carros pelo canto dos pássaros pode ser reconfortante. Além disso, é possível ter um tempo muito mais otimizado, sem a correria dos prazos do dia a dia.
  4. Atividade física: andar de bicicleta, remar, dar uma caminhada, tudo isso é mais fácil quando se mora no meio rural. Além disso, muitas pessoas se sentem mais motivadas ao praticar exercícios ao ar livre.

Apesar de não ser fácil essa mudança de vida, muitos garantem que vale a pena. Você trocaria sua cidade pela paz de uma zona rural? Conte pra gente nos comentários.

Tags: qualidadedevida saúde

Veja mais