Fortaleça seu sistema imunológico!

Ele é responsável por uma grande parte da sua saúde

Um dos péssimos hábitos do ser humano é só se atentar à própria saúde quando está doente. No cotidiano, comemos qualquer coisa, dormimos quando dá, não fazemos exercício e ainda esperamos ter uma saúde de ferro.

Outro problema é que muitas pessoas veem os medicamentos como milagrosos, acreditando que apenas com remédios estarão curadas de seus problemas de saúde. A grande verdade, todavia, é que a simples mudança de hábitos já é o suficiente para que o sistema imunológico seja fortalecido e a preocupação em automedicar-se, por exemplo, seja extinta de nossas vidas.

Porém, antes de entender a importância de se fortalecer o sistema imunológico, é preciso explicar o seu conceito básico. O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos responsáveis por defender o organismo contra o ataque de invasores externos. Os invasores podem ser microrganismos, como vírus, fungos, protozoários e bactérias ou agentes nocivos, que são substâncias tóxicas como veneno de animais peçonhentos, ou qualquer outra substância que possa causar qualquer dano à nossa saúde. A genética chama esses invasores externos de antígeno e estes são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imunológico, os anticorpos.

Como fortalecer?

Quando falamos em manter um estilo de vida saudável, antes de tudo, significa falar em uma alimentação saudável. E o primeiro passo para melhorar os hábitos alimentares, trocando o excesso de alimentos como gorduras saturadas, açúcares e sódio por uma dieta balanceada, que inclua proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e cálcio. Além disso, alimentos ricos em vitaminas e minerais são essenciais para o balanceamento e o fortalecimento da imunidade.

Frutas, verduras e legumes são os carros chefes de uma alimentação saudável, além da ingestão de líquidos e água. Frutas cítricas, vegetais verdes escuros, alimentos ricos em zinco e ômega-3 são muito importantes também para a imunidade do corpo humano. Mas lembre-se que não se trata apenas de comer esses alimentos, mas também de manter uma rotina de cinco refeições por dia, todas acompanhadas de frutas e vegetais.

Para acompanhar essa excelente rotina de hábitos alimentares saudáveis, é necessário também adotar as atividades físicas como parte de seu dia-a-dia. Cerca de 20 a 30 minutos de exercícios físicos diários já são de suma importância. O simples ato de dedicar uma pequena parte do seu dia para caminhar, correr ou qualquer outra atividade já é o suficiente para aumentar o seu sistema imunológico, pois o exercício físico aumenta a circulação sanguínea, fazendo com que os anticorpos e glóbulos brancos se desloquem por todas as partes do seu corpo, facilitando na detecção de invasores e diminuindo o tempo de combate contra os invasores externos.

Há também a opção de adotar exercícios que reduzem o estresse, como yoga e caminhadas leves. O alto nível de estresse colabora com o aumento da vulnerabilidade para inflamações e riscos de doenças.

Independentemente de como seja a sua rotina diária, é sempre importante dedicar alguns minutos de exercícios leves e somá-los a uma alimentação balanceada e saudável. Essa simples mudança de hábitos é o suficiente para que a sua imunidade esteja sempre preparada para combater doenças, além de melhorar outros aspectos de sua vida como o humor e a própria diminuição do estresse.

Boas combinações

Alguns nutricionistas recomendam a união de alguns alimentos que agem diretamente para dar forças ao sistema imunológico. Confira 3 sucos para você fazer em casa:

Suco rosa

Você vai precisar de 1 pedaço médio de inhame sem casca; 1 beterraba com casca; 2 folhas de couve; 1 cenoura com casca; 1 maçã com casca e sem sementes; 1/2 copo grande (250ml) de suco de laranja. É só bater tudo no liquidificador, coar e consumir com gelo, se preferir.

Suco power

Bata no liquidificador 1 copo (200ml) de água; 1 inhame cru descascado e picado ou 2 colheres (sopa) de farinha de inhame; 1 folha de couve; 1 kiwi descascado e picado; 1 fatia de abacaxi; 1 colher (sopa) de pólen; 1/2 colher (café) de geleia real. É só coar e beber.

Suco antigripal

Neste tenha o suco puro de 3 laranjas, 10 gotas de própolis e 1 colher (sopa) de mel. Bata tudo no liquidificador e consuma na hora.

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