Dia dos avós: faça com que eles se sintam especiais!

Data é comemorada em 26 de julho e pode ser uma boa oportunidade de retribuir todo carinho que estamos acostumados a receber

Quem cresceu com os avós por perto sabe muito bem como eles são bons em mimar os netos. Pode ser preparando a comida favorita, deixando pegar um pedaço da sobremesa antes do almoço, ou mesmo pedindo para os filhos pegarem leve com os pequenos. O tempo passa, e com a correria do dia a dia, acabamos esquecendo que eles também precisam de carinho e atenção.

O dia dos avós é comemorado em 26 de julho e a data pode ser uma boa oportunidade para retribuir todo esse amor que estamos acostumados a receber. Que tal tirar um dia da semana e dedicar-se a eles? Pergunte o que querem fazer há algum tempo, e por alguma razão, ainda não conseguiram. Separe uma data e realize esses desejos!

Para te ajudar com essa aproximação separamos algumas dicas:

Escreva uma carta ou cartão

Passamos o dia trocando mensagens no celular, em diversos aplicativos, em alguns deles falamos até mesmo com nossos vovôs e vovós, mas já parou para pensar que, quando jovens, o comum era trocarem cartas com namorados e familiares? Faça uma surpresa e entregue uma a eles, escreva o quanto são importantes na sua vida e na da sua família.

Prepare uma refeição

Já ouviu falar do termo comida afetiva? Trata-se daquele prato que traz um certo aconchego e algumas memórias da infância toda vez que é apreciado, independente de qual fase da vida esteja. É muito provável que a refeição que tem o poder de despertar esse sentimento em você fosse preparada, quando criança, por seus avós. Mesmo que agora seja feita por outras pessoas, eles sempre se sentirão especiais por conhecerem os pratos preferidos dos netos e por saberem prepará-los tão bem.  Você sabe qual é a comida preferida deles? Caso não conheça, essa pode ser uma boa chance de conversar e se familiarizar com as preferências deles. Feito isso, prepare essa refeição! Arrume a mesa de um jeito especial, colorida, com flores e arranjos novos. Pode ser um bom momento de entregar a carta ou cartão que escreveu.

Uma grande empresa de fast-food fez uma campanha para lançar um lanche especial para pessoas com mais de 70 anos. A caixa da promoção vinha com dois hambúrgueres, um para o idoso, e outro para que pudesse compartilhar com alguém. No vídeo promocional os netos levavam os avós para conhecerem a lanchonete e ficava claro como eles se sentiam especiais por estarem entrando um pouco no mundo dos mais novos. Sabemos que esse tipo de refeição não é a mais saudável, mas pode ser uma experiência deliciosa.

Ouça sobre a história da sua família

Alguns avós não perdem a chance de contar uma história sobre quando eram garotos, sobre como conheceram o(a) companheiro(a), ou mesmo sobre como a vida era diferente. Por mais que eles gostem de repetir como o mundo mudou, você já parou para escutar, prestando atenção de fato, sobre essas mudanças? Pergunte, escute, demonstre interesse e aprenda sobre a história da sua família. Além de entender o passado, e aprender com quem tem muitas vivências, fará com que se sintam amados e importantes.

Uma boa ferramenta de aproximação, e essencial para entender a construção da família ao longo das décadas, é a preparação de uma árvore genealógica. Caso tenha filhos, pode ser uma tarefa para realizarem todos juntos. Represente cada integrante da família com uma folha dessa árvore e depois é só colorir. Isso garantirá a diversão dos pequenos também.  

Mais uma sugestão para você se animar
Um rapper americano lançou, recentemente, um videoclipe mostrando como comemorou com a avó o aniversário de 100 anos. Ele foi até a casa dela e ao chegar na residência propôs que ela falasse tudo que queria fazer no seu dia.  Use essa ideia como inspiração e faça com que as pessoas que sempre cuidaram da família com tanto carinho se sintam cuidadas também.

Assista:

Tags: Dia dos avós 2017