4 segredos sobre prosperidade

Ter sucesso na vida não depende apenas de sorte, como muita gente pensa. Especialistas em finanças, administração de empresas e até psicologia concordam que a fórmula do sucesso está dentro de cada um de nós. E ela passa pelo autoconhecimento. Se você conhece seus pontos fortes e fracos, terá facilidade para se sair melhor na vida profissional.

“Tenho trabalhado com muitos profissionais e visto talentos se perderem por falta de foco. Alguns não têm uma estratégia, outros não se importam em desenvolver suas competências e habilidades e outros, ainda, não sabem trabalhar com dedicação”, afirma o psiquiatra Roberto Shinyashiki, autor de best-sellers do meio empresarial, como Sem medo de vencer, Sempre em frente e Você: a alma do negócio, da Editora Gente.  

Manter o foco no que se deseja talvez não seja tão fácil, até porque tem muita coisa para distrai-lo no meio da trajetória. Para chegar lá, é importante organizar os passos que pretende dar e não perder de vista o caminho traçado. Veja o que aconselham os especialistas:

1. Estabeleça prioridades
Sua grande meta para o ano que vem é comprar a casa própria? Então, vá em frente. A seguir, relacione as ações necessárias para atingir o objetivo, começando por procurar imóveis que estejam dentro de suas possibilidades. O passo seguinte é estudar como conseguir financiamento. Para isso, existem cooperativas de habitação e projetos como Minha Casa, Minha Vida. Para não se desviar do caminho, crie um mural ou protetor de tela de seu computador com imagens de casas bonitas. Ver as fotos todos os dias ajuda a manter a concentração em seu planejamento e a canalizar energias para atingir sua meta.

2. Conheça pessoas novas e reveja velhos amigos
Segundo pesquisa realizada pela agência de empregos Catho, o networking (nossa “rede de relacionamentos”) é a melhor forma de se conquistar um emprego. De pouco mais de 46 mil profissionais entrevistados, 59,4% afirmaram que a indicação de amigos foi o caminho para chegarem aos seus atuais trabalhos. Hoje, uma excelente maneira de criar um grupo de contatos é por meio das redes sociais, como o Facebook. Cada pessoa de seu grupo pode ter uma informação importante para chegar ao seu objetivo. Por outro lado, você também pode contribuir para que seus conhecidos consigam realizar seus sonhos. Nesse sentido, manter ativa a troca de conhecimentos é fundamental para obter prosperidade. 

3. Transforme as dificuldades em oportunidades
José Iomar Batista da Silva, consultor do Sebrae no Ceará, afirma que focalizar oportunidades é sinônimo de transformar empecilhos em chances de crescimento. Um exemplo: você não sabe como conseguir o dinheiro da entrada para a sua casa própria? Enxergue essa dificuldade como uma boa oportunidade para visitar uma agência da Caixa Econômica Federal e fazer uma simulação em que utiliza o seu FGTS como parte do financiamento. Pense bem: o que você tem a perder se tentar?

4. Valorize sua imagem
O tamanho do seu sucesso está diretamente relacionado com a sua imagem pessoal, ou seja, com a maneira como é visto pelas pessoas ao redor, conforme sugere Sardy Bordin Filho, em seu livro Marketing  Pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem (Editora Record). Mas atenção: valorizar sua imagem vai muito além de vestir-se bem ou de acordo com a moda. Tem mais a ver com a sua atitude em relação às pessoas. Veja algumas sugestões do autor:

  • Procure usar roupas de boa qualidade (não precisa ser de marca) e discretas, sem muita mistura de cores.
  • Atualize seus conhecimentos e não pare de estudar. Existem milhões de oportunidades na internet para você aprender cada vez mais e melhor.
  • Demonstre simpatia e evite a cara feia. Pratique o otimismo e nunca se lamente.
  • Respeite o próximo. Seja pontual sempre e não abuse da boa vontade alheia. Ao pedir emprestado o carro de um amigo, por exemplo, devolva-o com tanque cheio.

     

Tags: emprego futuro planejamento relacionamento

Veja mais